Estamos em meio a uma  pandemia de Covid- 19 e  infelizmente o sistema de saúde entrará em colapso, vão faltar respiradores mecânicos.

Abaixo um estudo de validação de hipótese da concepção de um Ventilador Pulmonar de Emergência utilizando um motor de CPAP.

 

Utiliza um Arduino junto com um controlador ESC e o potenciômetro regula faixa de operação da pressão. Em outro Arduino há um sensor de pressão que mostra a pressão total em Pascal na parte cima e embaixo a pressão no balão (“pulmão”).

A mínima segundo parâmetros médicos é de 15 cmH20 e a máxima 45 cmH20, na ponta foi colocado um balão apenas para teste da pressão visto que uma luva (do outro vídeo) tem uma grande elasticidade e não suporta essa pressão, o balão(varia bem pouco) pois a elasticidade é bem menor em relação a luva.

No gráfico mostra o comportamento da pressão nos ciclos.

Os parâmetros podem ser melhorados e ajustados.

Em breve mais detalhes da montagem.

Há outra iniciativa utilizando um Ambu(em breve vídeo versão 2.0 no canal e está no outro post do blog).

Atenção : Ainda está em testes e não deve ser utilizado em pacientes. Somente compartilhando já para ajudar a quem está pesquisando soluções também.

Há outro post  no blog a respeito das normas regulamentadoras da ANVISA  para essa situação emergencial. https://dimasbroering.com/2020/04/21/anvisa-libera-documento-com-as-diretrizes-para-certificacao-de-equipamentos-hospitalares-devido-a-pandemia/

============================================================================

Se quiser entrar no grupo Corona (Covid-19) – Makers Brasil para discutir soluções para a Pandemia:

Link grupo do Facebook: https://www.facebook.com/groups/34349…

Link do grupo no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/LWmruKjWIMQ…

============================================================================

Agradecimento: Não poderia deixar de fazer um agradecimento especial ao pessoal muito gente boa da empresa CPAP FIT de Florianópolis que prontamente cedeu ,sem pedir nada em troca, o equipamento para contribuir para as análises de todos que estão pesquisando soluções alternativas para equipamentos médicos de emergência, no meio de tantas coisas ruins acabamos conhecendo seres humanos incríveis.

Referências: Pesquisa de Johnny Lee.