E aí, a ficha já caiu?

covid-19-image

O texto abaixo também está em versão de aúdio em anexo ou no Sound Cloud : https://soundcloud.com/dimas-rafael-broering/covid-19-e-ai-a-ficha-ja-caiu 

  Resolvi escrever esse texto resumo para passar minha visão e sugestões a meus amigos , familiares e seguidores sobre a Pandemia, reflita bem a tudo que vou falar, não é por mal, no fundo se você está lendo isso é porque quero bem você. Prefiro falar agora do que me arrepender depois de não ter falado nada.

  As melhores ferramentas para enfrentarmos essa pandemia são o conhecimento e as nossas atitudes.

  Estamos em meio a uma Pandemia, algo que só se imaginava nos filmes de ficção, mas infelizmente tudo já é realidade e essa realidade está cada vez mais próxima de nós.

  Vejo muitas pessoas não dando muita bola para a atual situação e agindo de maneira muito errada, isso é ruim tanto para a própria pessoa quanto para quem está próximo. Muito provável que em um raio de 5 km de você já haja um caso confirmado e essa pessoa pode nem saber que está com o vírus, pois há uma janela de aproximadamente 7 dias sem sintomas, ou as vezes por falta de conhecimento não toma os devidos cuidados para não passar ao próximo. 

  Devido a essa proximidade do problema, provavelmente você nunca esteve tão perto de estar em uma situação que pode te levar a morte. É uma guerra com um poderoso inimigo, minúsculo que não conseguimos enxergar, portanto não vemos o perigo diretamente.

  Devemos deixar de se guiar por políticos (vereadores, prefeitos, governadores, presidente) e passar a nós guiar por ciência e fatos, usarmos nossa própria inteligência para tomar as decisões. 

  Nesse momento todos aqueles aprendizados de biologia a qual achava que nunca iria utilizar na vida se mostram essenciais nesse momento e é um grande diferencial ter essas informações.

  Pare e pense alguns instantes sobre a sua vida, ela é única e você gosta muito dela, se você morrer agora, tudo isso acabará para você e pessoas irão sentir muito sua falta. 

  Será que vale o risco de não tomar as medidas adequadas por preguiça ou descaso?

  Quando você irá mudar seu pensamento? Somente quando morrer próximos a você 10 pessoas? 100 pessoas? 1000 pessoas? 

China , Itália, Espanha, Estados Unidos já estão o caos. Você acha mesmo que no Brasil será diferente?

Itália o exército já está ajudando a transportar corpos em caminhões pois o sistema funerário não dá conta.

Nova York já está abrindo valas comum para sepultar as pessoas.

Equador o sistema funerário já entrou em colapso e corpos estão sendo deixados nas ruas.

Já temos mais de 1000 mortos no Brasil, e mais de 100 mil no mundo todo.

Não precisa alguém do governo falar e obrigar que você faça algo, tenha a consciência dentro de você.

Simpatias, religião, chás não adiantarão, é um vírus bem forte que testa todos os seus órgãos, informações sobre o vírus se tem conhecimento de poucos meses.

Comparação com a H1N1

A mas deve ser tipo a gripe de 2009 H1N1 que não foi tão grave assim. Só que lá 1 contaminado contaminava em média 1 pessoa e morria menos idosos. Na de agora contamina em média 3 pessoas e morrem mais idosos. Estudos apontam que o COVID-19 é 10 vezes pior que o H1N1.

Vacina 

Tendemos a simplificar as coisas quando as não compreendemos bem, uma cura ou vacina leva vários meses a anos. Uma vacina leva no mínimo 1 ano e meio para ser segura e ainda precisa ser vacinada toda a população, isso leva bastante tempo.

Existem várias tentativas de métodos alternativos como remédios, mas nenhum ainda com comprovação científica, até mesmo a cloroquina, que foi testado em poucos pacientes para se ter uma margem boa de segurança, mas em últimos casos é dado como uma esperança.

Fake News

Fake News, tem direto em todas as redes sociais, inclusive na tv. Pesquise fora das mídias tradicionais, tire 1 hora da sua vida para ir atrás de todos os detalhes e se aprofundar no assunto, chegará a conclusão que o negócio é muito sério. E sempre confirme na internet a veracidade da informação que chega até você para seu conhecimento e para não passar fake news adiante.

Falta de Exemplo

Governantes deveriam dar o exemplo, fazer o isolamento e tomar todas as medidas de precaução, mas há vários que desobedecem uma total vergonha uma atitude dessas de  um representante do povo e para piorar infelizmente há uma parcela grande da população que não teve a oportunidade de estudar e acaba tendo eles como referência na tomada de decisão para suas vidas.

Há também alguns pastores charlatões de igrejas dando mal exemplo, fazendo fiéis se aglomerarem e correndo o risco de passar o vírus a mais pessoas. 

Economia

A melhor saída seria fazer um período de Quarentena longa que o impacto seria menor para economia, mas ninguém respeita. Em SC mesmo com a quarentena o movimento foi de 50%.

A aposta do governador com afrouxar a quarentena e retomar as atividades é levando em consideração que a população irá ter educação e fazer a risca as recomendações, como a questão da distância de segurança, você acha mesmo que a maioria irá respeitar?

Infelizmente o baque será grande na economia de qualquer jeito e não está sobre seu controle os seus efeitos, vai ser ruim de qualquer jeito, falam em 10 anos para recuperar o prejuízo com desempregos. Será pior que 2008, provavelmente igual ou pior que a crise da bolsa de 1929, portanto pense pelo lado da sua vida.

É necessário se adaptar ao momento, home office, instalar câmeras, isolar colaboradores com mais de 60, contratar talvez pessoas mais novas temporariamente para substituir quem é fator de risco.

Se você tem próximo ou mais de 60 anos o risco é muuito alto.

Em termos de tentar reduzir o impacto financeiro social pague sua diarista como se ela ainda estivesse fazendo faxina, para tentar amenizar o impacto de ver pessoas passando fome e necessidade, o impacto na família dela será muito superior ao na sua família. 

Compre do mercado local do bairro para que ele tenha chance de sobreviver.

Compre de empresas da cidade, empresas grande tem mais dinheiro para conseguir segurar uma crise.

Em média as micro e pequenas empresas tem caixa para 27 dias. Empresas grandes 90 dias.

A renda média do brasileiro é de 400 dólares, na Itália 2500 dólares, lá o impacto para população apesar de tudo ainda será menor que no Brasil.

Existe linha de crédito do governo para tentar financiar esse período difícil, análise todas as opções com uma análise aprofundada.

Reinvente sua empresa, mude um pouco de segmento, pense em produtos que serão extremamente necessários.

Faça tele entrega (delivery).

Atenda por WhatsApp;

Tenha um site da sua empresa.

Não dá pra transformar suas habilidades adquiridas na sua carreira em curso online e ganhar um dinheiro?

Sobre o isolamento social

Não estão dando conta de fazer os testes adequadamente, então estão sem os indicadores corretos, é mais ou menos x 10 os atuais números. É impossível controlar algo sem boa parte dos dados. É como ter uma conta bancária sem a maior parte dos lançamentos no extrato.

Para que fosse possível um isolamento vertical teria de ter uma amostra muito maior de casos do que se está acontecendo. Como exemplo a Coreia do Sul e Alemanha em que estão testando muitos pacientes. Portanto a melhor maneira é ficar em casa e só sair se realmente precisar.

EPI’s – Equipamentos de Proteção Individual

Usar máscara , é um costume oriental, dá vergonha no começo, mas é fundamental seu uso, nos países asiáticos foi fundamental para ter menos casos.

Máscara N95: ela possui um filtro em que protege até 90% de chance de você pegar o vírus.

Máscara caseira: protege pouco mas é essencial para você não transmitir para outras pessoas caso esteja com o vírus.

Máscara cirúrgica: ela protege mais que a caseira, mas ainda assim é mais para você não transmitir o vírus aos outros, melhor deixar essa para os profissionais da saúde porque já estão faltando.

As máscaras ajudam também porque temos o hábito de pôr a mão no rosto, então evita esse contato.

Óculos e face shield (escudo protetor de plástico): usado mais por médicos, pois os pacientes podem jogar gotículas na hora de falar ou tossir.

Mesmo com todos os aparatos e cuidados, muitos profissionais da saúde estão morrendo, por todo mundo e já há bastante casos no Brasil, são 1400 infectados e 18 mortos infelizmente.

Então não adianta usar só a máscara de qualquer jeito sem cuidar, tem que ter muita atenção a todos os detalhes.

Cuidado na hora de retirar a máscara para não se contaminar! 

Deve ser retirada pelas alças atrás, jogado fora as descartáveis ou higienizar deixando de molho em água sanitária.

Faixa etária 

Alguns ficam com febre bem alta durante 7 dias , alguns junto a isso falta de ar.

Alguns grupos de risco são: asma, bronquite, cardíacos, diabéticos, hipertensão, doenças crônicas, fumantes , ex fumantes. Recentemente crianças abaixo de 5 anos também foram colocadas no grupo de risco.

Infelizmente estão morrendo pessoas de todas as idades, sem nenhuma doença crônica pré existe.  20% são abaixo dos 50 (um número bastante alto).

Dos que entram na UTI 50% das pessoas acabam falecendo.

Próximo a 5% dos que pegam estão morrendo.

Os que sobrevivem em alguns casos perdem até 20% da capacidade do pulmão permanentemente.

Será que vale mesmo arriscar e passar por uma situação dessas?

Soluções 

Pense em soluções bem diferenciadas para essa fase tão diferente que estamos vivendo.

Não vá a bancos, lotéricas e outro comércios, aprenda e faça tudo online.

Será que não deveria pensar numa hipótese nada trivial para conseguir ficar isolado?

Tele entrega (Água, Mercado)

Coloque cordões de isolamento de no mínimo 2 metros para evitar a proximidade

Números e Previsões 

Manaus já decretou colapso no sistema de saúde. Já estão mandando pessoas voltar para casa sem atendimento pois não há vagas.

No Brasil:

Atualmente 1000 mortos no Brasil

Estimam de 40 mil(com quarentena) a 1 milhão de mortos (sem quarentena).

São Paulo:

Para os proximos 6 meses, estimativa é de 111 mil mortes com as medidas já implementadas no estado, contra 277 mil sem restrições, segundo Instituto Butantan e governo estadual.

Em Santa Catarina:

Estudo revela que com o afrouxamento da quarentena, pode chegar a 50 mil mortos no pior caso.

Temos 7.164.788 habitantes 

Se 10% precisar de hospital(percentual mundial) : 716 mil

Desses 8% vai para UTI : 57.280 seriam necessários

Tem atualmente 800 leitos de UTI com 200 vagas

Estão sendo feitas ampliações e hospitais de campanha e pretendem chegar a 2500 leitos.

Mesmo não sendo simultâneo todos os contaminados, há uma diferença bem grande, por isso a quarentena se faz necessário para que o sistema de saúde consiga tratar todos enquanto não chega uma vacina.

Em Balneário Camboriú:

50 funcionários do hospital estão afastados

Em Florianópolis:

Houve interdição de um mercado pois 3 funcionários estavam com Corona Vírus.

Prefeito decicidiu estender por mais 1 semana a quarentena, visto que é cidade mais afetada do estado.

Em Lages:

Atualmente são 10 contaminados confirmados. 

A defasagem dos casos confirmados e os reais gira em torno de 9 a 10 vezes mais de diferença, portanto atualmente tem aproximadamente 100 casos na cidade.

+-160.000 habitantes ( sem considerar os municípios em volta que também usam os hospitais)

Se 10% pegar 16.000 (proporções a nível mundial)

Desses 8% precisam de UTI: 1280 

Como teria estrutura para tal?

+- 5% dos que pegam morrem seriam 800 mortos

Já pensou ? 

Pense na estatística e na probabilidade das coisas acontecerem.

E o maior gargalo são os respiradores, mesmo montando os hospitais de campanha.

Sintomas

Febre que vai e vem

Cansaço

Dor de garganta

Falta de ar

Usar o telefone para tirar dúvidas sobre a doença.

Só ir ao hospital quando tiver com falta de ar, pois senão há muita chance de se não tiver acabar pegando.

Cuidados que se deve ter

Lavar as mãos com sabão

Usar álcool em lugares onde não se há pia com sabonete para lavar a mão

Usar água sanitária para limpar as compras do mercado (sim bem trabalhoso e chato mas todo cuidado é pouco)

Caso precise muito ir a algum estabelecimento de extrema necessidade a qual não há outro método de entrega, pense como se existivesse num trânsito e use a direção defensiva, pensando em manter 2 metros pelo menos dos outros.

Sugestões para coisas de fora de casa

Compra pela internet e manda entregar as compras em casa sem contato, pede para deixar na porta, já foi pago pelo cartão

Use o internet banking do seu banco, da pra fazer tudo pelo celular 

A mas não sei mexer com essas coisas, que tal sair da zona de conforto e aprender agora ?

Em casa

Os efeitos do isolamento vão afetando as pessoas e seu psicológico, por isso é importante:

-Ter uma rotina

-Se alimentar bem (prato bem balanceado com salada)

-Veja filmes e séries, tenha um lazer.

Tenha muita cautela, todo cuidado é pouco, suas boas atitudes que vão fazer você passar sem se contaminar por essa pandemia.

Quando acaba

Lá por Agosto/Setembro tende a amenizar as coisas, mas voltar totalmente ao normal só quando tiver vacina e todo mundo for vacinado, mesmo assim o mundo não será mais o mesmo, várias coisas serão mudadas. Falam em pelo menos 1 ano e meio até ter a vacina.

Exagero, será ?

A mais aí você está exagerando. Olhe as notícias, olhe as notícias de outros países, veja na internet e no YouTube , vídeos terríveis de pessoas passando mal, pessoas morrendo sem ao menos conseguir atendimento no hospital. Quando começar a morrer várias pessoas próximas a discussão da quarentena acaba e ai começa uma verdadeira preocupação e desespero.

Boris Johnson (1º ministro da Inglaterra) achava que seria pouca coisa o Corona, foi para o hospital e UTI..

Você quer mesmo entrar nessa roleta russa com sua vida ?

Recados finais 

A pandemia vai passar daqui um tempo e  bons tempos virão um dia, precisamos reduzir o risco para não precisar passar por isso.

A meta é 100% dos conhecidos sem Corona e vivos após a Pandemia, ok!?

Texto e áudio foram grande mas ao menos fico com a consciência limpa de ter feito algo ao meu alcance para ajudar. #fiqueemcasa

Um abraço, se cuide, que Deus nos proteja

============================================================================

Referências:

Átila Iamariano – pesquisador especialista em vírus com doutorado, pesquise no youtube e assista os vídeos dele.

BBC – empresa de televisão britânica 

Ricardo Amorin – um dos maiores economistas do Brasil

============================================================================

Texto e áudio de Dimas Rafael Broering em 14/04/2020